8 de abril de 2021

16 - Construir sobre a rocha

 – Netia/2001

«Todo o homem que ouve a minhas palavras e as põe em prática é como o homem que constrói uma casa sobre a rocha…» (Lc 6, 47-48)

De acordo com o planificado na comunidade de Netia o ano pastoral de 2001 ficou marcado por uma formação dos ministérios pastorais mais cuidada. Tratava-se pois de solidificar o compromisso dos animadores cristãos e das comunidades cristãs. Várias formações paroquiais foram agendadas ao longo do ano pastoral.

O estagiário Tiago dedicou-se ao ensino na escola oficial em Natete e o estagiário Matias apoiou as escolas comunitárias. O projecto destas escolas comunitárias ganhava cada vez mais força com a finalidade de fazer chegar a toda a população a possibilidade de escolarização. Algumas construções foram efectuadas em Napwiya (Netia) e em Pajó (Itoculo). Tratava-se de criar condições para sair da falta de escolarização, ainda que para tal se tivesse de obrigar os filhos dos cristãos a frequentar a escola para depois serem admitidos aos Sacramentos. Um caminho conjunto de escola e catequese que fazia lembrar o modelo antigo da escola-capela.

As visitas às comunidades foram também intensificadas, mas neste ano as chuvas estragaram muitos caminhos e muitas zonas ficaram isoladas, não podendo receber a visita dos missionários. Por várias vezes o carro ficou atolado na lama, muitas horas foram passadas no caminho em grande dificuldade. Mesmo assim, na semana de 6 a 11 de Fevereiro os padres Pedro e Damasceno ficaram todo o tempo em Itoculo nas comunidades visualizando o filme «Jesus de Nazaré» em língua macua.

Na segunda quinzena de Fevereiro chegou a Netia um jovem francês, Christophe Heveline, enfermeiro de formação, para uma experiência de voluntariado missionário que durou até Abril de 2004. Depois de algum tempo conseguiu os documentos para trabalhar na sua área profissional junto das comunidades. Mais tarde, juntamente com o estagiário Matias frequentou o curso de inculturação no Anchilo durante um mês. Entretanto, no dia 7 de Abril o diácono Pilale despediu-se da comunidade para ir preparar a sua ordenação presbiteral na Carapira, a sua paróquia de origem.

Este ano foi também muito marcado por muitas «malárias» dos confrades na comunidade de Netia. Principalmente nos meses de Março e Abril, obrigando a consultas em Nampula, idas ao hospital em Alua onde havia uma Irmã médica. O P. Damasceno, P. Pedro e o jovem Tiago foram os mais afectados, segundo consta no diário da comunidade.  

Enfim, o ano terminou com uma «mega reunião comunitária» no dia 3 de Dezembro que começou às 8:30h e encerrou ao cair da tarde, onde se fez a avaliação do ano pastoral e se apontaram perspectivas para o ano seguinte. Tratava-se de pensar juntos os desafios e as respostas pastorais tendo em conta uma realidade cultural e tradicional bastante vincada do povo macua.

PRECE: Hoje, Senhor, te pedimos por todos os animadores cristãos das nossas comunidades, para que sejam sempre fervorosos e aplicados no serviço aos irmãos para construir solidamente a Igreja de Jesus Cristo. 

Sem comentários:

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...