22 de março de 2014

Itoculo, 10 anos de missão

ITOCULO, 10 ANOS DE MISSÃO
Raul Viana
No dia 19 de Março tivemos a celebração festiva dos dez anos da criação da Missão-Paróquia de S. José de Itoculo (2004-2014). Foi uma celebração presidida pelo Bispo diocesano de Nacala, D. Germano, e contou com uma grande participação dos paroquianos das 80 comunidades locais, sendo bem animada ao ritmo juvenil do batuque africano.

Itoculo é uma vasta zona rural na Província de Nampula, norte de Moçambique, no seio da cultura macua. Os sinais mais salientes da presença cristã remontam ao início da segunda metade do século XX. A chegada e o trabalho incansável dos missionários combonianos precedeu a nossa presença e animação pastoral espiritana.

Sentindo-se a urgência de atender às necessidades pastorais de evangelização desta zona da diocese, foi criada, a 19 de Março de 2004, a Paróquia de S. José de Itoculo, na área correspondente ao Posto Administrativo com o mesmo nome. Assim, os espiritanos deixaram Netia, onde estavam desde a sua chegada em 1996, para assumir a nova paróquia de Itoculo.

Através de um diálogo concertado e seguindo o carisma da missão espiritana, em 2004 deixou-se Netia para o clero diocesano e assumiu-se a recém-criada paróquia de Itoculo. Na verdade, uma grande área de Itoculo já era assistida pastoralmente pelos espiritanos. Porém, agora com esta decisão novos desafios se apresentavam para a constituição efetiva da nova paróquia: unidade e estruturas paroquiais.

As famílias e as comunidades de batizados e catecúmenos foram os grandes herdeiros e promotores desta nova missão. Mais tarde surgiram as estruturas materiais que ajudaram a dar corpo à unidade pastoral da paróquia. Porém, a sua força viva está nos cerca de 10 mil cristãos, com 190 animadores gerais (regionais e zonais), 80 animadores de comunidade, mais de 200 catequistas, e muitos mais animadores dos diferentes ministérios paroquiais.

Outra nota caraterística desta paróquia nestes 10 anos de existência é o trabalho em equipa missionária, composta de padres e irmãs, estagiários e leigos voluntários que por aqui passaram e aqui continuam. A riqueza de cada um ajudou a construir o essencial da missão evangelizadora que sempre procurou promover o homem todo e todos os homens. Assim, a aposta na formação humana e cristã dos nossos animadores, a presença efetiva nos campos da educação e da saúde, o apoio direto a estudantes e a crianças desnutridas, a participação na dinamização pastoral diocesana, entre outras coisas, marcam a vida e o ritmo da equipa missionária na paróquia de S. José de Itoculo.

O Centro de Estudos (biblioteca e sala de informática) a abrir brevemente, a par do Lar de Estudantes prestes a iniciar a sua construção, são mais dois sinais claros do envolvimento missionário em prol do futuro deste povo. A proclamação do Evangelho a par da promoção humana e social são duas notas da mesma melodia missionária.

Ao longo destes 10 anos de presença evangelizadora muito trabalho foi feito e ainda há muito por fazer. Com a força do Espírito e ao ritmo do povo e da cultura acreditamos que o Evangelho vai sendo cada vez mais uma realidade transformadora da vida de Itoculo. Mesmo assim resta o desafio: pedir ao Senhor da messe que mande mais trabalhadores para estas terras.

Enfim, uma palavra final de agradecimento a todos quantos colaboraram, e ainda colaboram, para a vida e dinamização desta missão. Que Deus compense a todos pelo bem que fizeram, e nos fortaleça, derramando a sua graça sobre nós, para continuar a missão que nos é confiada.

Sem comentários:

26 - A alegria completa

– Netia-Itoculo/2003-2004 «Um homem não pode tomar nada como próprio, se isso não lhe for dado do Céu. […] Pois esta é a minha alegria! ...